segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Sistema de Ensino Parte II

“Muito temos aprendido e muito temos ainda a aprender, mas também já construímos algumas certezas”. ( Freire, !996).
A principal certeza que construímos até agora é de que preciso haver mudanças, sabemos da importância da conscientização de toda a comunidade escolar para ocorrer mudanças significativas no Sistema de Ensino Brasileiro.
Prosseguindo com a história de K... Na escola a mãe foi recebida pela Coordenadora Pedagógica e pela Vice Diretora, após o relato da situação da filha, a mãe procurou deixar claro que não estava lá para criticar ou reclamar, mas sim, para buscar pareceria e ajuda para evitar que num futuro a filha possa fracassar na escola. A equipe diretiva demonstrou concordar com a mãe, mas argumentou que “a escola recebe os Planos de Estudos, que devem ser seguidos, e que definitivamente os professores não estão preparados para trabalhar de outra forma que não seja a que está em vigência...”. Resumindo, disseram entender as preocupações da mãe, mas jogaram a culpa ao Sistema de Ensino e aos professores de sala de aula.
A aluna K, continua trazendo para casa enormes quantidades de atividades pendentes, com apenas 10 anos, acorda na madrugada e não consegue dormir preocupada com a aula no dia seguinte. Tem dificuldade de concentração, está sempre tristonha e está sempre preocupado com as tarefas escoares. K, sempre foi uma criança alegre, cheia de vida e alegre, mas parece que o sistema escolar a está empurrando para um caminho que vão a maioria dos alunos das escolas brasileiras.
Gostaria de salientar que a história de K, é real e representa milhares de crianças que entram na escola, idolatrando a professora, amando a escola e saem com o estigma do fracasso escolar proporcionado pelo próprio sistema.
Penso que a cada dia que passa aprendemos mais com o PEAD, mas quando nos deparamos com a realidade na qual estamos inseridos, percebemos que muito temos ainda que aprender e mudar em nosso Sistema de Ensino e consequentemente em nossa prática educativa.

Um comentário:

Melissa disse...

Uma ótima postagem para o trabalho do final do semestre ;-) Certamente outras virão :-)
Beijos
Melissa