Em nosso cotidiano sempre nos deparamos em situações que exigem alfabetização e letramento. Entretanto sabemos que se diferenciam em alguns aspectos uma da outra.
Em linguagem simples podemos dizer que a alfabetização está vinculada a decifração de códigos da língua oral e escrita. Já a definição de letramento, segundo o texto dr Kleiman, “ é um conjunto de práticas sociais que usam a escrita, enquanto sistema simbólico e enquanto tecnologia, em contextos específicos, para objetivos específicos (cf. Scribner e Cole, 1981). Dessa forma existem diversas formas de letramento que são adequadas para determinadas realidades culturais e sociais.
Sabemos que os problemas de analfabetismo causam um ciclo de empobrecimento cada vez maior em nosso país, reproduzindo a miséria, a baixa qualidade de vida, dependência e a discriminação. A escola, por sua vez, apresenta um sistema de ensino muito mecanizada, voltada para uma realidade que não condiz com a clientela que tem, não sabendo aproveitar e associar as vivências, a oralidade e a forma individual de cada região. Já que temos uma grande diversidade que varia de região para região e de cultura para cultura.
Penso que precisamos de ações que promovam uma escola inclusiva, que esteja sincronizada com as vivências de cada povo e região. A linguagem escrita e oral deve ser explorada de forma significativa para cada um que busca uma educação tranformadora.
“Os problemas causados pelo analfabetismo são as principais razões do ciclo permanente de pobreza e subdesenvolvimento em que muitos países se encontram. (Correio Braziliehse, 7/9/1989).
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Oi Elci,
consegues pensar em um exemplo de "ações que promovam uma escola inclusiva, que esteja sincronizada com as vivências de cada povo e região. A linguagem escrita e oral deve ser explorada de forma significativa para cada um que busca uma educação tranformadora."? Consegues citar algo de sua prática que evidencie/represente/exemplifique sua proposta/teu argumento?
Beijos
Melissa
Oi Melissa, nesse sentido a escola em tralho está provendo um projeto que mobiliza a comunidade escolar para a questão da separacão e reciclagem do lixo. As atividaddes são colocadas em prática, por exemplo', temos uma oficina que ensina tanto alunos quanto pais criação com cosisas qe iriam para o lixo. Ensinamos fazerem vassouras, flores, vasos com grrafas pet, e outras tantas atividades que nem as crianças, nem os pais sabiam fazer e reutilizar...Abraços Elci
Postar um comentário