sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Didática

Para o trabalho docente é imprescindível a didática, entretanto sabemos que existem diferentes maneiras do profissional utilizar-se desta. Comênios, considerado o pai da didática, há mais trezentos, afirmava em sua “Didática Magna” a necessidade de se encontrar métodos onde os professores ensinassem menos e os alunos aprendessem mais. Onde seria possível ensinar tudo a todos. Apesar de terem se passado tanto tempo, essas idéias se fazem necessárias em pleno século XXI.
A escola de hoje precisa ser espaço atrativos para os alunos, com atividades menos mecanizadas e que tenham relação com o contexto em que os educando estão inseridos tendo algum significado que este possa levar vida a fora.
A escola de hoje ainda está muito atrelada a burocracia e organização curricular feita por alguns que desconhecem toda a diversidade e peculiaridade de cada região.
Acredito que o aluno precisa ser estimulado a explorar todo seu potencial de criatividade e descoberta, pois assim estará crescendo com autonomia e aprende o prazer de aprender. O professor tem o papel de facilitador e estimulador, ou seja, deve apontar caminhos, aprender a partir da individualidade de cada aluno incentivar sempre.
Na escola em que atuo atendo alunos com dificuldades de aprendizagens. Quando chegam para a aula eles esperam quantidades de exercícios mecanizados, mas ao encontrar materiais concreto e, na maioria das vezes, resolver uma situação partindo da realidade deles, esquecem que estão na aula, tornando-se crianças que brincam, criam e chegam a suas próprias conclusões. Entretanto com os alunos maiores tenho dificuldades de trabalhar dessa forma, pois eles não querem pensar para resolver uma história matemática, procurando sempre perguntar: “ É de mais, ou de menos”.
Penso que está nas mãos do professor o poder de despertar em seus alunos o interesse, a curiosidade e o prazer da descoberta.

Um comentário:

Melissa disse...

Uma ótimna postagem Elci.
Conseguistes descrever claramente sua reflexão sobre a aprendizagem com esta leitura de didática.
Sugiro, apenas, que revise tua postagem buscando corrigir pequenos erros de escrita e concordância.
Beijos
Melissa