quarta-feira, 29 de outubro de 2008
O Trabalho Docente.
Ao realizar a leitura de Maurício Tardif, pude fazer uma reflexão sobre a minha trajetória na carreira do magistério, em como em alguns aspectos evoluí, em outros nem tanto e ainda alguns ou muitos estou tendo a oportunidade de crescer, modificar e transformar a partir da realização deste curso de graduação da UFRGS. Pensando em minha prática pedagógica preciso concordar com a maioria das afirmações do autor citadas no texto. A citação em que trata a pedagogia como uma questão mais ampla e complexa: “a “pedagogia” não é uma categoria inocente, uma noção neutra, uma pratica estritamente utilitária: pelo contrario, ela é portadora de questões sociais importante e ilustra, ao mesmo tempo, as tensões e os problemas de nossa época que se encontram vinculados à escolarização do magistério. Nesse sentido, não se trata de uma questão que pode ser definida científica ou logicamente. Trata-se, ao contrário, de uma noção social e culturalmente construída, noção essa na qual entram sempre ideologias, crenças, valores e interesses. É necessário, portanto, situar o lugar a partir do qual se fala da pedagogia e tentar defini-la pelo menos de maneira sucinta. A definição que propomos provem de uma reflexão sobre o nosso próprio material de pesquisa referente ao trabalho dos professores”(p.4).
Nós professores, educadores temos a importante tarefa de buscar cada vez mais oferecer uma escola que desperte o interesse e o prazer pela busca da aprendizagem e do crescimento individual e coletivo.
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Um comentário:
Oi Elci, essa tua reflexão a partir da leitura do Tardif nos leva a pensar nas nossas responsabilidades como professores. Abração, Sibicca.
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