quinta-feira, 6 de novembro de 2008

VELHICE AVANÇADA


A Velhice Avançada
No dia 30/10/2008, tivemos aula presencial de Psicologia da Vida Adulta, com uma palestra com Simone Pedraza, nutricionista, que trabalha com a terceira idade.
Foram bastante interessantes as colocações da palestrante referente ao tema velhice avançada que alguns grupos estão trabalhando nos Projetos Temáticos.
A maioria das colocações da palestrante fecham com o que o nosso grupo vem pesquisando como, por exemplo:

• Em pensionatos, asilos e no restante da população a pontuação feminina é muito maior que a masculino, sendo que isso se atribui ao fato da longevidade feminina ser bem maior.
• Existe uma carência afetiva muito grande, onde os idosos precisam, às vezes, somente de alguém que os escute.
• Há diferenças de motivação pela vida, de uns para outros idosos, sendo que isso depende da história de vida de cada um, de como se age frente a determinadas situações.
• Nas moradias( residenciais, asilos) muitos idosos conseguem ter uma vida melhor do que se estivessem em casa, pois em casa existem os perigos das quedas, que provocam quebraduras, da má alimentação( alimentam-se fora de hora e a base de pão, biscoitos e café com leite). Também se cria vínculos de amizades com momentos de trocas e integração.
• Com o avanço da idade ocorrem muitas limitações fisiológicas como a diminuição da percepção dos sentidos (visão, paladar, audição e olfato). Com a idade muda o paladar, há uma diminuição da saliva, os alimentos não têm mais sabor. Os idosos ingerem muito menos líquidos.
• Os idosos precisam ser estimulados muito mais todas as suas percepções, pois alguns desencadeiam tendências a comer, outros para as paixões e ainda outros . para reclamar de tudo.

Precisamos pensar o que nós estamos cultivando para a velhice, isto é, se chegarmos até lá. Existe uma tendência grande de nós, seres humanos, não nos preocuparmos com o futuro, e, quando menos esperamos ele chega e então teremos a nossa colheita

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Elci, muito interessante as informações que compartilhaste sobre a palestra. Acredito que elas são de grande valia para os grupos que estão trabalhando com o tema e para todos que se interessam pelo assunto. Abração, Sibicca