sexta-feira, 21 de novembro de 2008
Trocas de Aprendizagens
Esta semana iniciamos uma apresentação que foi um grande desafio para mim. A pesrcursão corporal com batida de latinhas Já havia sido apresentada em anos anteriores ministrada por uma professora que participou do coral Meninas Cantoras do colégio Santa Catarina de N.H. Como foi pedido por uma empresa parceira, a coordenação me incumbiu de ensaiar com meus alunos. Num primeiro momento fiquei apavorada, mas logo em seguida tive a idéia de convencer meus alunos da importância, do comprometimento e do fato que construiríamos algo marcar a história daqueles que estão saindo do Sesi por terem completado idade e também para homenagear uma pessoa importante do grupo que está nos deixando. Alguns alunos que haviam participado das outras apresentações foram os multiplicadores, através deles começamos a ensaiar até que a construção se formatou.
Segunda-feira (17/11), realizamos a primeira apresentação em Rolante na abertura da Semana da SIPAT, digo a primeira porque teremos mais três até o final do anos. As crianças estavam eufóricas, viveram uma tarde de astros, tomaram banho, no Sesi, arrumaram-se, perfumaram-se e fizemos um ultimo ensaio.
Apesar do nervosismo, pois havia uma trezentas pessoas para assistir, foi um sucesso. As crianças cantaram com a alma e o coração que assistiu elogiou muito.
Para a minha prática docente isso veio confirmar que deve haver trocas de saberes entre professor e aluno, e, que é através dessas trocas que ocorrem as aprendizagens mais significativas para nossas vidas.
“...a pedagogia enquanto tecnologia interativa que se concretiza através da ação no processo ensino-aprendizagem, corresponde a uma atividade construtiva e interpretativa ao mesmo tempo: os professores precisam interpretar os objetivos, dar-lhes sentido em função das situações concretas de trabalho, e, ao mesmo tempo, conceber e construir as situações que possibilitam a sua realização”(p. 12).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário