segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Reflexão sobre Projeto de Aprendizagens..

No início do eixo V, quando começamos o PA, pensei que seria diferente do que realmente desenvolveu-se no decorrer do semestre. O primeiro desafio foi quanto a escolha dos grupos, procurando formar equipes com colegas desconhecidos, evitando escolhas por afinidades e sim pelo assunto em estudo. logo de cara cara, constatamos que nosso grupo teria que ter bastante flexibilidade para podermos buscar aprendizagens caminhando juntas sem deixar ninguém para trás. Encontramos a nossa forma de trabalhar a distância sem excluir ou deixar de lado quaisquer contribuições que fossem.
Apesar das dificuldades tivemos grandes aprendizagens no que diz respeito ao trabalho de equipe, onde cada um contribui com algo, mas principalmente aprendi a respeitar um pouco mais o tempo dos outros, pois sempre quero resolver logo o que tem que ser feito.
Acredito que do nosso grupo, uma minoria domina totalmente as tecnologias, nesse sentido tivemos grandes aprendizagens, como o uso do MSN, a construção de mapa conceitual, o pensar e e elaborar a questão de investigação; as dúvidas e as certezas.
Quanto nossa questão de investigação sobre a importância da reciclagem do lixo para a cidade de Sapiranga, nos fez refletir o quanto são pequenas as ações que se referem a este assunto. É claro que com tão pouco tempo, não conseguimos realizar um diagnóstico mais profundo da questão da recilcagem e sua impotância para o município e também para o meio ambiente. Constatamos que as ações ainda estão bastante centradas nas escolas e que a maioria da população não se preocupa muito com a importância que tem a reciclagem do lixo, principalmente para a natureza.
O nosso P.A teve que ser redirecionado, o que provocou o grupo a tomar iniciativa de redirecionar ações para conseguir seguir com o trabalho.
Acredito, que nossas aprendizagens em P.A não se concluem no final do semestre, mas, seguem para o nosso cotidiano. Servem para repensarmos sobre a escola que queremos, isto é, para conseguirmos conquistar mudanças, devemos caminhar em equipes, pois, sozinhos não somos nada, juntos podemos tudo.

Nenhum comentário: