terça-feira, 14 de outubro de 2008

Projeto Temático- A melhor Idade

8ª - INTEGRIDADE x DESESPERO - O oitavo e último estágio no esquema eriksoniano corresponde grosseiramente ao período em que os principais esforços do indivíduo aproximam-se do fim e há tempo para a reflexão - e para o desfrute dos netos, quando existem. A dimensão psicossocial que ganha destaque durante esta fase, ten a integridade num extremo e o senso de desespero, no outro. O senso de integridade ocorre, ou seja, decorre da capacidade do indivíduo de apreciar em retrospecto toda a sua vida com alto grau de satisfação. Na outra extremidade fica o indivíduo que revê a própria vida como uma série de oportunidades e direções perdidas. Então, no ocaso da vida, entende que é tarde demais para começar de novo, Para alguém assim, o resultado inevitável é o senso de desespero pelo que poderia ter sido.
Idosos cheios de vida( A melhor idade)
O meu grupo( Elci, Fabiana, Maribel, Tatiana C, Silvia e Simone Schalau), ficou com o tema “ A Melhor Idade” ( Integridade x Desespero). O tema, apesar de não ter muitos autores que falam sobre isso é muito interessante de investigar e descobrir qual é o perfil dessa classe de pessoas que são de uma representatividade grande em nossa sociedade, mas que não são devidamente valorizados e respeitados em nosso meio social.
Segundo a Organização Mundial da Saúde(OMS), é idoso nos países desenvolvidos aqueles que têm 65 anos ou mais. Já nos países em desenvolvimento( como o Brasil), essa faixa etária cai para 60 anos. O aumento da população idosa no Brasil é conseqüência do crescimento da esperança de vida ao nascer combinado com a queda do nível geral da fecundidade.
Segundo o geriatra João Senger, que é diretor científico da Sociedade Brasileira de geriatria e gerontologia Regional Rio Grande do Sul, o envelhecimento da população dos países desenvolvidos se resume o seguinte principio: há mais idosos porque mais pessoas sobrevivem à idade de 65 anos como conseqüência de uma notável queda das taxas de mortalidade infantil e geral, em virtude de melhores condições de vida( econômicas, dietéticas , sociais e sanitárias). Além disso, o envelhecimento é maior porque há menos pessoas jovens em razão da grande redução do índice de natalidade, o que aumenta a proporção de idosos no conjunto da população. Segundo Senger, cada um de nós começou a envelhecer antes mesmo de nascer e continuará envelhecendo durante toda a sua existência. “O envelhecimento é um processo natural e deve ser acolhido de braços abertos, porque a alternativa é a morte”, destaca o geriatra.
Fonte: NH- Viver com saúde, 29/09 a 05/10/2008

2 comentários:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Elci, penso que vocês já estão com elementos muito interessantes para desenvolver o trabalho. Dá uma olhadinha na seguinte frase: "Segundo a Organização Mundial da Saúde(OMS), é idoso nos países desenvolvidos aqueles que têm anos ou mais". Tá faltando a idade... Abração, Sibicca

Elci Schossler disse...

OI Simone Obrigada, passou sem registrar o 65