Currículo(antes):Currículo são todos os conteúdos que são planejados e elaborados pensando nas necissidades dos alunos. São estes conhecimentos e conteúdos que serão trabalhados de forma que o aluno aproprie-se deles para uso dos mesmos no decorrer de sua vida.
Para isso é necessário pensar e planejar cada passo do processo de etapas de aprendizagens e desenvolvimento de cada um, desde da Educação Infântil até as séries maiores. Etapas essas, planejadas de forma que haja uma sequência no decorrer do processo.
Currículo(depois): A partir das leituras que realizei vejo o currículo no sentido mais amplo, ou seja, tudo aqilo que se refere ao que acontece na escola. Visa globalizar as diferentes discisplinas curriculares, procurando juntá-las. Serve para orientar a prática pedagógica, mas, de forma crítica e reflexiva, pois, cabe a cada docente saber refletir e adquar os seus conteúdos, de forma coesa `a prática educativa. Por isso, faz-se constantemente necessário a reflexão, a crítica e a pesquisa para que o aprender seja, realmente, construído e formado.
terça-feira, 27 de novembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi Elci, a partir desta tua postagem, penso que fizeste uma diferenciação entre aquele currículo mais imposto/determinado (na tua concepção inicial) e agora trazes uma concepção mais crítica do currículo, como algo refletido pelos próprios professores. Boas contribuições para nossos debates! Abração, Sibicca
Postar um comentário