sexta-feira, 23 de novembro de 2007

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS.

Desde de que iniciei este curso, questionava comigo mesma: Será que haveria trabalhos em grupo? Como funcionaria?... Isto é, por ser um curso à distância, por morarmos e trabalharmos em cidades diferentes. Quando surgiu a proposta de trabalho em grupo em literatura, eis, que, o que, a príncipio era uma dificuldade, tornou-se uma forma de aprendizagem, pois, a cada nova proposta de trabalho, nosso grupo(Simone Scharlau, Silvia Keller, Fabiana Silva, Magali Capeletti e eu), reunia-se no Pólo, para realizar as atividades, na quais trocávamos idéias a respeito de assuntos diversos, tantos os relacionados com a literatura, outras interdisciplinas, assim como, as nossas atividades profissionais de professores de sala de aula.
Mas, quando o desáfio foi realizar uma contação de histórias com um grupo com o dobro de componentes, tivemos que procurar outras alternativas, como interagir por e-mail, procurando encontrar soluções de forma que todos pudessem se envolver e participar. Marcamos um encontro no Pólo(01/11), antes do presencial de Música, onde cada uma levou sugestões de histórias e então optamos por uma delas.
A surpresa boa, veio com a aula presencial do dia 22/11, na qual tivemos um show de contação de histórias. Por breves momentos embarcamos na fantasia, esquecemos o mundo real, os problemas , os estreesses, cansaços e outras coisitas mais .
Através das apresentações dos grupos podemos perceber os diversos elementos que podem serem usados numa narrativa. Constatamos também, que na Educação Infantil, os conceitos do "bem" e do "mal" devem ser apresentados de forma bem clara e definida, para que a criança possa ir fazendo a contrução interna dos mesmos.
Também ficou bem claro, que nós, professores, precisamos despertar em nossos alunos o poder de encantamento,pela a aprendizagem, que atualmente falta, muitas vezes até para os próprios docentes. Uma das formas de mudar posturas antigas, que ainda temos muito arraigadas é passar a dar uma ênfase maior para a ludicidade, ou seja, o fazer e o aprender com prazer, através do brincar, criando e recriando, jogando, cantando interagindo cada vez mais com Artes, Literatura, Teatro, Dança e Música.
Assim podemos contribuir para formar cidadãos capazes de agir com autonomia e consciência crítica.

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