domingo, 1 de novembro de 2009

Arquitetura Pedagógica


Após tantas leituras, atividades e debates sobre PA, estamos diante de um grande desafio, ou seja, teremos que criar uma arquitetura pedagógica para aplicação no nosso estágio em 2010-1.
Acredito que num primeiro momento não temos muito claro como vai ser, mas algumas coisas devem ficar delimitadas para que tenhamos algum embasamento para seguirmos. Ficou claro que PA faz parte de uma modalidade de arquitetura pedagógica. Por outro lado Arquitetura Pedagógicas podem ser diversas como tema geradores, PÁS, Centro de Interesses...
Conseguimos nos organizar, na escola em que atuo, com outras duas colegas para atuarmos com terceira série-quarto ano, no estágio do PEAD. A principio escolhemos o tema “Qualidade de vida na comunidade da Vila São Paulo”, levando em consideração o fato de os alunos pertencerem a uma comunidade carente e com um grande índice de famílias com baixa escolaridade, percebemos que isso é um fator que interfere diretamente na aprendizagem e, consequentemente, na qualidade de vida da comunidade.
Acredito que isso seja apenas o princípio de um grande projeto que possa desencadear uma nova forma de alunos e professores juntos aprenderem. Tenho consciência que teremos grandes desafios pela frente, mas é uma forma de colocarmos em prática parte daquilo que estamos aprendendo desde da entrada na UFRGS, no PEAD, que é sistema de ensino a distância totalmente inovador.
"O que eu quero, na minha experiência é que o estudante que trabalhe comigo assuma também o papel de meu professor. O estudante com quem trabalho é estudante num momento e professor no outro. Eu sou o seu professor e o seu estudante e nisso não existe nenhuma contradição inconcebível. Quero dizer: é uma ruptura com o autoritarismo, o que eu aconselho e vivo e que não aconselho unicamente…”[Paulo Freire]

2 comentários:

celilutz1 disse...

Olá, Elci:
Ao mesmo tempo em que concordo contigo de que será um grande desafio trabalhar com PA, no estágio, também tenho a certeza de que a experiência que o grupo teve, no curso, relacionada a essa arquitetura pedagógica, servirá de fundamento para a realização de um excelente trabalho. E lembremos sempre: estamos todos no mesmo barco.
Lindo o pensamento que selecionaste para fechar a postagem! Viva!
Abração.
Celi

Elci Schossler disse...

Oi Celi, "estarmos todos no mesmo barco" e ao mesmo tempo tendo a autonomia para crescermos tanto como profissionais como estudantes faz com esse curso torne-se pinoineiro e por isso temos grande orgulho de fazermos partes deste. Um grande abraço Elci