quinta-feira, 2 de abril de 2009

Identificando Epistemologias

Conhecimento Aprendizagem e Ensino:
a)Conhecimento: São apropriações conceituais que aprendemos ao longo de nossa existência. São noções adquiridas pelas experiências vivenciadas ou estudos adquiridos ao longo de nossas vidas.
b) Aprendizagem: Ocorre através do processo construtivo na mente e nas ações da pessoa ( indivíduo ). A aprendizagem depende muito da história de cada aprendiz, de seus interesses, de seu metabolismo intelectual.
c) Como deveria ser o ensino na escola? O ensino deveria ser voltado para proporcionar ao educando condições que facilitem e respeitem o processo individual de cada um. A escola deveria incentivar o aluno a buscar e realizar novas experiências, novas descobertas de si e do meio que o cercam. Esses novos conhecimentos vão se agregando aos conhecimentos adquiridos a partir do momento em que nascem e que levam pela vida toda.
Após as leituras da atividade 1 de Psicologia, percebi que tenho bem mais clareza nas minhas concepções e o texto veio elucidar aquilo em que acredito. De acordo com as leituras de Becker, consigo ter um olhar bem mais critico em relação a minha própria prática docente.
Quanto ao modelo que mais se aproxima da minha concepção,penso que a escola de hoje, é bastante imperista,mas procuro fazer um trabalho que aproxime-se da teoria em que o professor valoriza as vivências de cada aluno individualmente. Cada um tem diferentes tempos e maneiras de demonstrar suas aprendizagens. Dentro dessa concepção todos aprendem de diversas formas tanto professor e aluno, quanto aluno e professor.

Nenhum comentário: