quarta-feira, 14 de novembro de 2007

CONTOS DE FADA...

Encantos para Sempre
Muito importante discutir a validade dos contos de fadas. O texto, muito interessante de Ana Maria Machado nos faz refletir sobre essa literatura que nos acompanha desde a infância. Vimos que as crianças podem realmente resolver conflitos através dessas maravilhosas histórias infantis.
Também pude perceber que devemos sempre ter um olhar crítico e apurado sobre o que oferecer aos nossos alunos, ou seja, sempre analisar o que o autor quer nos dizer e se isso vai contribuir para que os alunos consigam se tornar leitores capazes de compreenderem além do universo cotidiano, apropriando-se elementos que os farão ressegnificar seuas concepções e sonhos.
Aprendi que a literatura infantil deve ser oferecida de forma lúdica, que as crianças sintam e façam da literatura fonte de alegria e prazer.
Melissa disse...
E qual o impacto de suas aprendizagesn no curso em seu trabalho em sala de aula? Nota mudanças? Quais?
As mudanças são pequenas, mas, já consigo realizar uma contação de histórias explorando o lúdico, ou simplesmente, incentivar aos alunos a lerem pelo simples prazer de lerem. Para isso precisei me desapegar a velhos hábitos de usar a literatura como forma de ensinar conteúdos, como por exemplo, ler interpretar, identificar isso ou aquilo.
Em minha sala tenho um armário com livros de literaturas e poesias, que antes de minhas atuais aprendizagens, só eram usadosa especificamente, agora, deixo os alunos usarem e abusarem quando têm tempo. O resultado é que eles estão encantados com textos de diversas formas e autores e com isso diminuiu até a questão de indisciplina na sala de aula.

Um comentário:

Melissa disse...

E qual o impacto de suas aprendizagesn no curso em seu trabalho em sala de aula? Nota mudanças? Quais?

Beijos
Melissa