Ao realizar a atividade do módulo 3 de Linguagem e Educação percebi o quanto é importante o estímulo a oralidade da criança desde cedo.
Sabemos que a criança dentro do seu imaginário mundo cria fantasia e muitas vezes, mistura elementos de seu cotidiano com os vivenciados nas histórias. Nesse aspecto é muito importante a intervenção ou estimulação dos adultos(pais, professores e familiares), que convivem com a criança, pois é através da externação oral que a criança resolve seus medos aprende a usar a linguagem oral e a usar determinados elementos indispensável para a linguagem escrita.
Na escola em que estou atuando 44 horas semanais, tenho no turno da manhã Hora do Conto com as tumas de primeiro ao quinto ano e tarde atendo os alunos que possuem dificuldades de aprendizagem, ou seja, o Reforço escolar.
Na contação de histórias com os pequenos( primeiros anos), é fascinante como eles gostam de ouvir e querem contar também as histórias. Entretanto me chama a atenção as dificuldades da maioria que não conseguem fazer um relato coerente com a história que foi contada. Acredito que dois fatores são os que mais pesam para que ocorram essas dificuldades das crianças: o fato do Bairro não ter uma escola de Educação Infantil, onde os alunos vêm direto para o primeiro ano na escola de Ensino Fundamental e também a falta de incentivo e estímulo por partes dos pais e familiares, que tendo que trabalhar fora também pelo grande número de filhos não dão atenção necessárias a suas crianças deixando-as aos cuidados de irmãos mais velhos ou vizinhas que têm outros afazeres domésticos ou até mesmos seus próprios filhos.
Quando chegam a escola essas crianças apresentam diversas dificuldades que vão desde motricidade até a convivência em grupo. Como, agora, no primeiro ano as crianças já precisam sair silábicas alfabéticas, algumas etapas são “queimadas”.
Já com os alunos do reforço a tarde que atendo os de terceiro ao quinto ano , as dificuldades quanto a linguagem oral e escrita só se fizeram aumentar, onde alguns não conseguem elaborar coerentemente um parágrafo. Preciso estimular a formação de frases usando dois ou três elementos de uma história para depois partir para um parágrafo e assim por diante.
Diante desses e outros aspectos a escola apresenta um baixo índice na Prova Brasil, e as cobrança são feitas para a equipe diretiva que cobra dos professores e que estes ‘despejam” conteúdos em seus alunos visando um melhor desempenho na Provinha Brasil”. E a Prova Brasil está chegando...
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
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Um comentário:
Olá Elci:
Dão o que pensar as hipóteses que levantas como possíveis causas dos alunos encontrarem dificuldades.em recontar uma história, de terem dificuldade em se expressar oralmente, no geral.
Colocaste “Como, agora, no primeiro ano as crianças já precisam sair silábicas alfabéticas, algumas etapas são ‘queimadas’”. E se as crianças não sairem no nível silábico-alfabético? A que etapas te referes, em especial, como estarem sendo queimadas? Terias como trazer alguma evidência?
Que impacto percebes que o teu trabalho, embora seja de poucas horas, está tendo na aprendizagem dos alunos?
Quantas perguntas! Ficam para continuar a reflexão.
Abração.
Celi
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