NO semestre 2008/2 iniciamos os trabalhos com P.A. Para mim algo totalmente novo, já que até então nem se quer havia ouvido falar.
Na prática desenvolvemos (o grupo 5), um PA sobre a importância da separação e reciclagem do lixo para a nossa cidade. Tivemos diversas aprendizagens que nos permitiram compreender o que é um P.A. Entretanto a compreensão de algumas questões estão sendo consolidadas neste semestre, pois as leituras, a tese e outros elementos deixam bem claro o que é um PA e para que serve. O que mais me chamou a atenção e que ele possibilita trabalharmos de forma interdisciplinar, onde alunos e professor aprendem, discutem e refletem sobre uma determinada questão/assunto até sentirem comprovadas suas certezas provisórias que podem virarem dúvidas e respondidas suas dúvidas através de diversos caminhos pré estabelecido pelo grupo e que levarão a muitas descobertas.
Piaget( 1976) afirma que compreender é dar-se conta das leis da transformação. Essa frase diz muito tanto para educando quanto para educadores, pois traz a tona todo o processo de ensino aprendizagem e nos leva a refletir de que se queremos que nossos alunos aprendam de forma interdisciplinar, precisamos oferecer desafios que desencadeiem aprendizagens diversas e imbricadas. Um dos elementos mais importantes é que todos aprendem de diferentes maneiras, mas que todos também obterão diferentes saberes.
Como nem tudo são flores, penso que para aplicar com nossos alunos um PA, teremos muitos desafios, dentre deles o maior são os tecnológicos, já que nossas escolas não tem laboratório de informática que comporte uma demanda com várias turmas trabalhando com PA. A escola que atuo, possui cerca de 800 alunos, nos três turnos, e o laboratório de informática tem apenas entre 9 ou 10 computadores em funcionamento. As turmas têm na média de 30 alunos, sendo que além dos alunos a escola disponibiliza horário para a comunidade. Como, nesta escola, somos 4 alunas de PEAD, acredito que em 2010, teremos grandes desafios.
Penso que os desafios estão aí para serem vencidos e se queremos sair do discurso teórico de que precisamos trabalhar com nossos alunos de forma interdisciplinar, devemos abolir de nossa prática o ensino fragmentado e sem significado.
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá, Elci:
Muito boas as tuas reflexões sobre o PA. E é bem isso que colocaste, por mais que já tenhamos estudado sobre determinado assunto, mais ainda vamos aprender, lendo, trocando com nossos professores, colegas... Trago isso em função da tua colocação “Tivemos diversas aprendizagens que nos permitiram compreender o que é um P.A. Entretanto a compreensão de algumas questões estão sendo consolidadas neste semestre...”
Uma pergunta, a partir da tua colocação “...através de diversos caminhos pré estabelecidos pelo grupo... “ Será que os caminhos para comprovar as certezas e responder às dúvidas sempre serão estabelecidos, anteriormente?
E ainda quanto aos desafios tecnológicos a serem enfrentados durante o estágio: sugiro que conversem com a direção da escola para, em conjunto, encontrarem a melhor solução. Há de dar tudo certo.
Abraço.
Celi
Postar um comentário