Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiências e Pessoas com Altas Habilidades.
Nos dias 27 e 28 de maio ocorreu em sapiranga a septuagésima quarta Plenária do Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiências e Pessoas com Altas Habilidades. Participaram do evento diversa entidades relacionadas ao assunto, mas a maioria eram professores, as colegas do PEAD estavam quase todas.
Foi bastante interessante ouvirmos e debatermos sobre esse assunto de extrema importância para a nossa sociedade. Em termos d e regulamentação de leis não tivemos novidade, pois já tínhamos debatido neste sementre nas interdisciplinas de Questões Raciais e Inclusão. Foi esclarecedor perceber que a lei existe, mas que deve ser colocada em prática articulada com os diversos segmentos das esferas políticas, ou seja, União, Estados e Municípios. Essas políticas devem ser cobradas pelo povo através do apelo pela consciência moral dos políticos. Ora, sabemos que ainda estamos muito atrasados nesse quesito, pois ainda há muitas pessoas que trocam seu voto por pequenos favorecimentos pessoais e são esses políticos que irão para o poder.
Constatamos que a maioria dos prazos estabelecidos para que sejam feitas as adequações necessárias para que as pessoas tenham acesso aonde precisam ir, estão esgotados e, no entanto, pouco realmente foi colocado em prática. A maioria das escolas de nossos municípios e cidades vizinhas não estão preparadas para receber os alunos com necessidades especiais. A escola em que atuo é exemplo, foi ampliada a pouco tempo e não tem rampa de acesso a cadeirantes, assim como também a maioria das escolas tanto municipais como estaduais.
O debate sobre esse assunto tão importante foi direcionado para todos os direitos de todas as pessoas a acessibilidade em todos os segmentos, ou seja, do direito à saúde, à educação, ao trabalho, ao lazer, à educação ambiental. Me chamou a atenção O acesso à educação ambiental, já que no RS temos 23 reservas ambientais e todas sem acesso a qualquer pessoa com deficiência.
Para finalizar, nesse Fórum ficou claro, que precisamos articular parecerias para buscar a implementação de políticas públicas que possibilitem acessibilidade da inclusão social em todos os segmentos da sociedade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Ótimas colocação Elci.
Uma boa postagem, criticamente argumentada e adequadamente evidenciada.
Beijos
Melissa
Postar um comentário