Segundo a teoria piagetiana baseados em estudos construtivistas a criança desenvolve sua aprendizagem de acordo com o meio em que está inserida e das relações que acercam. Constata-se que o desenvolvimento moral não está separado dessa premissa.
Em meu cotidiano escolar posso constatar esse fato seguidamente, onde por mais esforços que nós educadores possamos fazer para oferecer uma educação onde prevaleçam valores étnicos morais corretos, somos interpelados por valores distorcidos aprendidos no meio familiar ou mesmos com aqueles com quem nossas crianças se relacionam. As famílias encontram num total caos de desestruturação, onde a mãe e avós são quem mais aparece como figura provedora de sustento. As pessoas precisam sair para trabalhar deixando seus filhos a mercê da televisão, de convivências com outras crianças que também não tem um referencial de limites adequados.
São essas crianças que temos em nossas salas de aulas, para tentarmos de alguma forma inserir uma concepção adequada de valores étnico e moral. Uma das maiores dificuldades encontradas são a apatia e acomodação de achar que as coisas sempre foram assim e que não vão mudar.
Penso que precisamos trabalhar mais com essas questões, já que é imprencindivel para que tenhamos num futuro cidadão éticos e consciente de seu verdadeiro papel na sociedade.
quinta-feira, 11 de junho de 2009
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Um comentário:
Já esta trabalhando com esta questão? Como faz?
Seria interessante complementar sua postagem com esta reflaxão ;-)
Beijos
Melissa
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