Ao ler a atividade sobre a aplicação do Método Clínico de Jean Piaget, não pensei que renderia tantas aprendizagens. Em primeiro lugar eu não sabia realmente para que servia exatamente a aplicação do mesmo. Quando aplicamos com os alunos descobrimos o quanto é importante a aplicação deste para a identificação do estádio de desenvolvimento em que se encontram as crianças. Descobrimos que o Método Clínico possibilita analisar o conhecimento do pensamento da criança, principalmente aquelas com dificuldades de aprendizagens. Foi o que constatamos com a aluna de 10 anos que aplicamos o teste e que ela teve muitas dúvidas. Ao contrário da aluna de 6 anos que teve segurança nas respostas ao realizar o teste.
Na escola em que atuo temos muitos alunos com dificuldades de aprendizagens e que se encontram fora da faixa etária correspondente a série ou ano que deveriam estar. Como estou trabalhando com reforço escolar a tarde acredito que vai ser de grande valia essa aprendizagem pois irei aplicar com alguns alunos visando identificar o estádio em que se encontram para poder dar prosseguimento ao reforço com atividades adequadas a cada um destes.
Para Jean Piaget: “A sociedade é a unidade suprema, e o indivíduo só chega às suas invenções ou construções intelectuais na medida em que é sede de interações coletivas, cujo nível e valor dependem naturalmente da sociedade em conjunto. O grande homem que parece lançar novas correntes é apenas um ponto de intersecção ou de síntese de idéias elaboradas por cooperação contínua (…) é por isto que a questão importante não consiste em pesar os méritos do indivíduo ou do grupo (problema análogo ao das relações de filiação entre o ovo e a galinha). A questão importante é distinguir a lógica, na reflexão solitária assim como na cooperação, e os erros ou insanidades, na opinião coletiva assim como na consciência individual
segunda-feira, 25 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Ótima postagem, completa e bem escrita.
Parabéns!
Beijos
Melissa
Postar um comentário