Através das atividades de matemáticas realizadas até este momento, pude constatar o quanto é importante a intervenção do professor, isto é, não basta fornecer conteúdos como coisas prontas, mas, apresentá-los aos alunos de tal forma que eles tenham a sensação da descoberta.
Descobertas essas que permitem associar as aprendizagens de matemáticas com a realidade que os alunos estão inseridos, ou seja, a compreensão de um assunto relacinado com algo do cotidiano do aluno, permite que este resolva problemas que não sejam apenas repetições de outros resolvidos somente dentro da sala de aula. Por exemplo, a atividade a seguir que desenvolvi com meus alunos
Mercadinho da higiene.
Montamos com as crianças um mini mercado de higiene. Os alunos fizeram pesquisa de preços e remarcamos as mercadorias, confeccionamos fichas com valores em 1, 2, 5 e 10 e reais e moedas de 5, 10, 25, 50 centavos.
Preço das mercadorias do mercadinho:
Creme dental: 1,50 sabonete: 0,90 escova dental: 2,50
Sabão em pó: 5,75 xampu: 3,25 esponja de banho: 1,00
Pente: 0,50 toalha de banho: 9,90 toalha de rosto: 5,00
Condicionador: 3,50 gel p/ cabelo: 2,80 escova de cabelo: 4,50
Os alunos de terceiro ano, foram organizados em 4 grupos de três alunos e cada grupo dispunha de valores diferentes para gastar nas compras. Por exemplo: O grupo 1, tinha 10 reais +2 reais +1 real +50 centavos + 10 centavos.
Os alunos de quarto ano, foram organizados em grupos de 3 alunos, para atuarem como banco.
Cada grupo fazia suas compras. Depois prestava contas para os grupo/banco.
Questões exploradas:
Com o dinheiro que o grupo possui, quantas mercadorias se pode comprar? Sobra troco? Quanto? Para obter 10 reais quantas fichas de 1 real é preciso? E de 2 e de 5 reais?
Com quantas moedas de 5 centavos é preciso para obter 1 real? E de 10 centavos, 25 ou 50?
Alguns fatos são interessante de se perceber com as crianças quando se trata de questões relacionadas a dinheiro. Percebe-se logo aqueles que estão mais familiarizados com o uso deste no seu cotidiano. É o caso do meu aluno Oséias, que o pai é catador, ele, apesar de apresentar várias dificuldades de aprendizagens, domina cálculos mental muito bem, porque os usa no seu cotidiano. Também constatei, que algumas crianças, não têm muita noção de metade e dobro, é o caso da aluna Larissa, de 9 anos e do Gabriel, de 8 anos.
Através desta atividade que apliquei com meus alunos, baseada no assunto que eles estavam estudando em suas escolas (problemas matemáticos, a partir da visita à Feira do Agricultor do Município) e também com o tema que nós do Sesi (Hábitos de Higiene), estamos desenvolvendo esta semana. Percebi o quanto foi interessante às pequenas descobertas deles envolvendo cálculo mental, valores, quantidades, descontos... É claro que posso explorar com eles muito mais e na medida do possível é o que faremos. Na verdade as crianças parecem gostar das descobertas que fazem, pois, interagem umas com as outras. Fazendo suas descobertas.
quarta-feira, 28 de maio de 2008
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