quarta-feira, 14 de maio de 2008
Linha de Tempo de Meus Alunos
Para complementar a atividade do Estudo Teórico Prático, realizei com meus alunos, que são crianças de 8 a 11 anos de idade, duas atividades que contemplam algumas concepções de tempo e espaço.
Num primeiro momento elaboramos em sala de aula uma entrevista/pesquisa, para os alunos realizarem em casa com seus familiares, sobre a história de vida de cada um desde do nascimento.
Após a pesquisa feita os alunos trouxeram fotos realizamos em sala de aula uma linha de tempo com fotos e acontecimentos ocorridos na vida de cada um. A maioria das crianças traçou sua trajetória de vida marcada por acontecimentos ligados à afetividade e também a busca de melhores condições de vida e as migrações se fazem bastante presente. Não foi deixado de mencionar eventos como festas de aniversários, primeiro dia de aula, tombos e peraltices.
Comparando com as concepções dos adultos as perda afetivas não são muito salientadas pelos meus alunos.
Levei meus alunos até o laboratório de informática e mostrei a minha linha de tempo que eu fiz. eles acharam tão interessante que alguns decidiram fazer uma também, no computador. Conversei com a professora de informática e ficou então combinado que na próxima semana irão desenvolver uma linha de tempo no computador.
Gostaria de salientar o quanto foi importante e prazeroso desenvolver estas atividades com as crianças, eles sentiram os verdadeiros sujeitos de suas trajetórias de vida. Após o término da atividade, os trabalhos foram expostos, onde todos passaram a olhar e comentar as história uns dos outros.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário