Pensar, refletir e trocar idéias sobre o ensino de matemática nos primeiros anos me fascina bastante. Estamos cercados de pessoas( principalmente, crianças e adultos), que dizem não gostar de matemática, quando na verdade não compreende-a, ou não conseguem dar sentido e associá-la ao cotidiano de suas vidas.
Acredito que a matemática que estamos oferendo nas nossas escolas é uma das grandes culpadas por tal situação, pois, ela chega de forma abstrata, em quantidade, não em qualidade e que para as crianças não possuem significado.
Com as primeiras atividades podemos perceber que existem diversas maneiras de inovar, sem ter que fazer mágicas. Para trabalhar conceitos de seriação e classificação, podemos usar material concreto e coisas do dia-a-dia dos alunos. Os blocos lógicos, as sucatas, os folhetos de mercados, as próprias crianças, nos oferecem "n" possibilidades, para explorar. Aprendi que a classificação enfatiza as semelhanças entre os elementos das coleções, já a seriação trabalha mais com as diferenças entre eles.
Parece que o grande diferencial desta interdisciplina vais ser uso das tecnológias. É bastante interessante e estimulante trabalhar atividades tão tecnológicas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário