Refletir sobre o ensino de Estudos Sociais, me reporta para os os meus tempos de séries iniciais, na infância, onde, eu estudava numa escolinha rural, com uma só professora, de primeira à quarta série. Essa professora era leiga, desempenhava o papel de prof., merendeira, secretária e diretora. Nossas aulas de Estudos Sociais eram bastante lúdicas, saímos para fora da sala de aula para aprendermos sobre os pontos cardeais, visitávamos as casas dos colegas e fazíamos entrevistas e pequenique com pessoas da comunidade. Naquele tempo o enfoque sobre o civismo era muito forte, até hoje, lembro-me dos hinos que cantávamos, das apresentações e desfile cívico ( sem muitos recursos ), que também envolvia muito a comunidade.
Hoje, percebo que na maioria das escolas o ensino de Estudos Sociais é dado de forma teórica, ou seja, dentro da sala de aula, através do livro didático, longe da compreensão do aluno. É preciso, que o professor repense, valorize e faça planejamentos visando resgatar as memórias, tanto familiar, quanto do bairro, da cidade ou da escola, buscando fazer com seus alunos possam compreeder Estudos Sociais como parte do seu contexto social.
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