Números e operações-Atividade-4
Unindo o útil ao agradável, aproveitei que meus alunos de terceira série, estão em suas escolas trabalhando a história de Sapiranga, visto que a cidade foi colonizada por imigrantes alemães, italianos e portugueses. Estes por sua vez trouxeram técnicas de cultivo agrícula de milho, mandioca, batata, frutas e lactícinios que deixaram essa tradição até os dias de hoje. Sapiranga desenvolveu-se na área industrial, tornou-se urbana, mas ainda cultiva suas raízes rural. Todos os sábados e quartas-feiras, os colonos, na maioria de origem alemã, descem o morro e vêm vender seus produtos cultivados numa feira própria, perto do Parcão.
Meus alunos visitaram essa feira, fizeram entrevistas, pesquisa de preços e de produtos. Também levaram dinheiro de casa e compraram de verdade. Na realização dos temas mandado por suas professoras, estavam tendo dificuldade de compreensão, por exemplo: Eles tinham uma tabela com vários preços de mercadoria e precisam reolver algumas questões como: "...se Maria comprou 5 itens de produtos..." "...João pagou 10 reais por potes de chimia, quanto custou cada pote? ". Foi aí que resolvi intervir e apartir dos dados coletados pelos alunos, criamos coletivamente história matemáticas:
Matemática da feira:
a) A Laura levou para gastar na feira 7 reais, ela comprou 2 pernas de linguiça por R$ 3;00, tempero verde por R$ 0,75, 12 saches de mel por R$ 0,10 cada e 2 saches grandes de mel pór R$ 0, 50, cada. Pergunta-se:
*Quanto Laura gastou e quanto recebeu de troco?
b) Gustavo durante a visita à feira comprou 1 pacote waffer, que custava 4 reais, mas a dona da banca fez um desconto de 1 real. Como Gustavo tinha levado R$ 13, 00, ele comprou mais 2 pacotes de bolacha caseira a R$ 2,50, cada um. Pergunta-se:
*Quanto custou seu waffer? Quanto gastou no total? Quanto sobrou de troco?
c) A mãe da karol deu R$ 10,00 para as compras e pediu que ela comprasse salsa e massa. Ela pagou R$ 0,75 pela salsa e R$ 3,00 pela massa caseira. Pergunta-se:
*Quanto Karol gastou? Quanto restou de troco? Ah! Se ela tivesse comprado mais 3 pacotes de bolacha teria dinheiro suficiente para pagar?
Gostaria de comentar que essas atividades desenvolvi num primeiro momento com os alunos de terceira série, que realmente fizeram a visita à feira do agricultor,mas, num segundo momento apliquei com o restante da turma que são alunos de quarta séries. Percebi que o primeiro rupo de alunos, que vivenciou a experiência, teve mais facilidade em resover as questões, apesar de serem de série menores, eles usaram bastante do cálculo mental, alguns com valores aproximados. Já os maiores queriam logo partir para o cálculo escrito, alguns tiveram dificuldades de montar a conta, na verdade, teve alguns que me perguntaram: " ...É demais, ou de menos? Tem que fazer 2 contas. Isso só vem confirmar o quanto é importante que se trabalhe a matemática que faça significado para a criança, que ela consiga visualiza-la na sua realidade cotidiana. Sei que a partir de atividades desse tipo podem ser explorados diversos campos, como por exemplo: o aluno que não conseguia resolver a questão dos itens, era porque ele não sabia o que era item. As vezes a dificuldade está na interpretação ou nas palavras que diferem do vocabulário das crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário