segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Considerações sobre o Bolg/ Portfólio

A partir da minha entrada no PEAD é que passei fazer uso do blog/portfólio para registro e reflexão das aprendizagens obtidas. Analisando Percebi que evolui bastante, pois lendo as primeiras postagens percebi que, no início, mais pareciam comentários sobre uma atividade. Depois passei para a fase do relato de atividade e também do tradicional recorte e cole um trecho do que autor coloca e comentava. Esse perfil carreguei até o semestre 2009-1, então ocorreram as intervenções dos professores e tutores, sugerindo, questionando, naquele momento me incomodei, porque parecia que nada estava certo.

Então finalmente peguei a prática e descobri que o blog serve para registrar a autoria de minhas aprendizagens e reflexões, procurando sempre relacionar a teoria e prática com evidências e argumentos claros e exemplificativos que nos levam pensar nas formas de aprendizagens que o nosso sistema de Ensino Brasileiro oferece.

Analisando meu portfólio, percebo que ele reflete o perfil de minhas principais ideias e especificamente o meu próprio olhar sobre as aprendizagens no PEAD, relacionadas de forma crítica e reflexiva sobre a atual prática de educação no Sistema de Ensino Brasileiro.
Apesar de achar cansativo fazer uma reflexão semanal sobre determinada aprendizagem, percebo o quanto é fundamental ter esse registro de forma sintetizada das percepções, alegrias e muitas vezes desânimos com determinado assunto, vivenciado naquele momento.

Estamos na reta final do Curso de Pedagogia à Distância, com certeza, com muitos ganhos, em todos os sentidos nesta caminhada, entretanto de todos os espaços de interações que usamos no decorrer do Curso, o blo/portfólio é um dos mais importantes e que mostra de forma específica um pouquinho de cada estudante, profissional e até mesmo o perfil pessoal.

Nenhum comentário: