Neste semestre estou mais familiarizada com o uso das tecnologias e também tendo mais autonomia tendo uma autonomia muito maior. Com o uso do pendriwe passo a realizar muitas atividades em casa, diminuindo as idas ao Polo.
Realizamos algumas interdisciplinas como Gestão da Escola e Organização da escola que muito contribuíram para a compreensão de alguns elementos fundamentais para a prática educacional. Como somos professoras atuantes há bastante tempo, temos o domínio da prática, sabemos como funciona isto ou aquilo. No entanto, ficou claro, para nós que a prática em se tratando de políticas educacionais, nem sempre condiz com a realidade.
Um exemplo concreto é de como funciona a gestão democrática, nosso município se diz um gestor democrático, entretanto, apresenta uma democracia mascarada por entorno político de gestão voltada para os interesses de poucos. Percebemos o quanto nós professores precisamos nos apropriar de determinados conceitos e direitos relacionados à educação para podermos agir com mais autonomia, buscando sempre o melhor para se oferecer uma educação de qualidade e que promova cidadão críticos e transformadores.
Também me chamou a atenção foi o trabalho em grupo que passamos a realizar através da realização do Projeto de Aprendizagem. Precisamos aprender a trabalhar de forma cooperativa e a distância para realização do Projeto de Aprendizagem. Percebemos as dificuldades que temos em trabalhar em grupo, pois precisamos avançar sempre coletivamente, no entanto, precisa-se respeitar as particularidades e diferenças de cada componente do grupo, procurando sempre incluir e não excluir. O ponto positivo dessa forma de trabalho é que passamos a conhecer melhor alguns colegas e passamos a ter uma aproximação de amizade além de sermos colegas de curso.
Não poderia deixar de ressaltar aqui o quanto foi importante a interdisciplina de Psicologia da Vida adulta, que nos levou a refletir sobre os diferentes aspectos dessa fase. Também trabalhando em grupo procuramos aprofundar melhor os estudos para a Melhor Idade, focada, principalmente na vida que levam essas pessoas nos Asilos. Foi muito interessante a constatação, de que na maioria das vezes, a vida é uma grande plantação, onde semeamos e colhemos aquilo que plantamos. A semeadura é opcional, no entanto, a colheita é obrigatória.
O sistema de avaliação do PEAD, é através de conceitos A, B, C e D. Sempre fui e sou uma aluna dedicada, mas com as minhas limitações sempre tive, nos semestres anteriores alguns “B”, mas neste semestre 2008-2 fechei com chave de ouro, ou seja, tirei conceito “A” em tudo, isso me deixou muito, mas muito feliz, pois ali estava o reflexo de todo o meu esforço e comprometimento de aluna e profissional.
sábado, 2 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Elci!!!
percebe-se que as disciplinas Gestão da Escola e Organização da escola Gestão da Escola te desacomodam e te dão uma nova visão da realizade escolar.
Mais uma barreira a ser superada o trabalho em grupo a distancia, passas a ter conhecimento dos seus colegas e a interagir no virtual, pontos positivos ao seu aprendizado.
E a finalização da reflexão como voce mesmo relata "com chave de Ouro", parabens
abraços
Rosangela
Postar um comentário