domingo, 26 de setembro de 2010

Semestre 2008-1

Realizamos interdisciplinas muito importantes para a nossa prática docente. Matemática e Estudos Sociais sob a perspectiva apresentada nos levaram a refletir sobre o que ensinar? Por que ensinar? Quem vai aprender? E como vai aprender?

A partir de tais reflexões procurei inserir em meu planejamento atividades práticas e significativas principalmente para os meus alunos. O resgate de memórias e locais de memórias trazendo para o contexto atual fazendo com crianças e adultos possam reconhecer-se como sujeitos ativos na sociedade.

No ambientes virtuais, como por exemplo, participação nos Fóruns, percebe-se uma postura mais segura de minhas ideias, interagindo significativamente com demais colegas e professores.

Entretanto, pessoalmente, algo ficou marcado, no decorrer deste semestre, isto é, as minhas dificuldades com o domínio das tecnologias se fez muito presente. Talvez nem tenham sido percebidas por professores e colegas, pois sempre estive com as atividades em dia, mas chorei, de raiva e frustração realizando as atividades relacionadas a interdisciplina de Tecnologia na Educação.

Segundo Piaget, para aprender é preciso desestruturar para aprender reconstruir. Acredito que foi assim que consegui aprender algumas coisas que levarei para o resto da vida. Preciso ressaltar que algo que amenizava as dificuldades encontradas era a interação com colegas e tutoras de Polo. Juntas, compartilhamos nossas angustias e ansiedades e foi juntas que conquistamos muitas aprendizagens.

Aprendizagens que passamos a carregar conosco e que começaram a transformar nossas vidas tanto pessoal como profissional.

Um comentário:

Rosangela disse...

Elci!!!
Quando pensavas ter vencido o medo da tecnologia surge mais um desafio "Tecnologia na Educação", mas vejo que apesar das dificuldades relatadas conseguistes vencer, parabens!
abraços

Rosangela