Todos sabemos da importância do papel do professor no processo de aprendizagem, mas precisamos estar atentos à ação deste, pois é dela que desencadeia a construção de conhecimentos.
Para a epistemologia genética a ação é promotora de aprendizagem. Piaget acreditava que a aprendizagem acontece a partir da ação do sujeito, sendo que essa ação pode ser física ou mental.
Para que ocorra a ação do professor é necessário a facilitação para o aluno com uma sala de aula construtivista. A sala de aula construtivista necessita da percepção do professor para descobrir em que determinado estádio do desenvolvimento encontram seus alunos. Uma criança da mesma idade pode estar em estádios diferentes. Os estádios do desenvolvimento são: Período sensório motor (18 meses), Pré- operacional (18 meses- 6 anos), Operacional concreto( 6 a 12 anos) e Operacional formal( 12 anos em diante).
A tomada de consciência de que a ação do professor tem suma importância no desenvolvimento do aluno baseia-se na sala de aula construtivista, onde a base do construtivismo é a equilibração. O processo de equilibração é equilibrar e desiquilibrar. O professor deve ter em mente que o quê desequilibra um sujeito não desequilibra o outro. Isto porque cada sujeito vê o objeto de aprendizagem de forma diferente. O conceito é a essência do objeto.
quinta-feira, 25 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Oi :-)
Como leiga no assunto, declaro não ter entendido o que é uma sala construtivista. Fizestes uma postagem para quem esta por dentro do assunto, não concorda?!
Acreditas ser possível rever tua postagem analisando este aspecto?
Beijos
Melissa
Oi Melissa, tentei complementar a postagem para que fique mais explícita para quem lê. Um grande abraço. Elci
Postar um comentário