Sempre me questionava sobre as diferentes práticas exercidas no magistério tanto por professores recém formados, quanto por aqueles que ja´exercem a profissão há mais tempo. Agora, com as leituras reflexões que realizei de Tardif e Raymond sobre saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério compreendi que muitas vezes a trajetória social e profissional do professor ocasiona para ele custos exitenciais, isto é, formação profissional, incerção na profissão, choque com a realidade( na maioria das vezes a formação acadêmica não prepara o profissional para a realidade que terá que enfrentar) e aprendizagens na prática.
Concluí que mais do que nunca precisamos resgatar o professor e acreditando e revalorizando a sua capacidade de poder proporcionar aos seus alunos uma educação voltada para a transformação.
quarta-feira, 17 de outubro de 2007
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Um comentário:
Oi Elci, penso que esse resgate é importante justamente para podermos estabelecer diálogos entre os saberes da experiência e os saberes ditos científicos em prol de uma qualificação da prática docente. Abração, Sibicca
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