terça-feira, 23 de outubro de 2007

REVENDO CONCEITOS E PRÁTICAS

Até começar a realizar as leituras e atividades de Artes Visuais eu não tinha consciência do quanto meus conceitos sobre o ensino de Artes na escola estavam distorcidos. Eu via Artes como algo isolado, trabalhando especificamente coordenação motora, habilidades em desenhar, capricho....
Acredito que seja, porque não tive bons exemplos de tal disciplina, nem como estudande, nem como pofissional. Nas escolas em que estudei o ensino de Artes era dado, geralmente, pela professora de Português, para complementar a carga horária; já como profissional em rede pública em séries iniciais se trabalhava Artes na forma de confeccionar cestas de Páscoa, cartões e cartazes para datas comemorativas, pintar, desenhar a parte que mais gostou da história e outras.
Mas através das leituras que realizei, sobre a proposta triangular de Mae Barbosa, vejo o quão rica é esta forma de "olhar" o mundo que nos cerca, de codificar e decodificar, criar códicos e principalmente proporcionar aos alunos criarem formas de auto-expessão que mostrem leituras e formas de relacionar suas vivências interligando o presente com o passado e futuro.

Nenhum comentário: