Mesmo que outros fatores interfiram na aprendizagem, o que pensas que o professor pode fazer para minimizar aqueles que dificultam a aprendizagem do aluno? Chegaste a pensar em algum autor ou texto estudado na interdisciplina enquanto produzia esse texto? Abração, Sibicca
Quando questionada pela Sibicca, foi que me dei conta do quanto a teoria vem complementar a minha prática docente, pois até então eu não tinha clareza em alguns questionamentos que surgem no decorrer do nosso trabalho. Lendo Paulo Freire "Devemos compreender de modo dialítico a relação entre educação sistemática e amudança social, a transformação política da sociedade. Os problemas da escola estão profundamente enraizados nas condições globais da sociedade, sobretudo no que diz respeito a essas questões de disciplina e alienação". Muitas vezes, ouvi comentários como: "Esse aluno não tem interesse pela aprendizagem" "É burro mesmo..." " Quando crescer não vai prestar", Nunca consegui argumentar, mas através das leituras realizadas pude constatar que na maioria das vezes está na postura do professor, do como ele vai trabalhar com seus alunos, ou seja, aquilo que a escola ofecere está embasado em projetos teóricos distantes da realidade de seus educandos, ou o PPP é feito a partir da realidade em que o aluno está inserido, buscando alternativas para solucionar questões referente as dificuldades de aprendizagens de seus alunos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi Elci, penso ser interessante pensarmos que em relação às aprendizagens estão em jogo diversos fatores. Questões sociais ou individuais acabam sendo destacadas como as principais responsáveis pelo sucesso ou pelo fracasso escolar. Muitas vezes esquecemos de incluir as práticas docentes e a postura do professor nessa equação. Legal que retomaste o questionamento e refletiste sobre isso também aqui neste espaço. Abração, Sibicca
Postar um comentário