Neste sábado, 29/06 tivemos em Sapiranga, o IV Fórum Municipal de Educação, com o tema “A escola que encanta e transforma vidas”. Quando li quem era a introdução ao currículo do Palestrante, Max Haetienger, pensei que íamos ter um encontro voltado para as inovações tecnologias, como inseri-las em nossa prática. Entretanto saiu totalmente de minhas expectativas e nos deixou encantadas com sua visão de trabalhar a educação dentro da sala de aula e do contexto escolar.
Em sua fala não nos trouxe nada de muito novo, mas fortaleceu aquilo em acredito, ou seja, que a escola não pode ser uma instituição onde se os alunos somente retêm conhecimentos. A escola precisa ter metas com professores que entrem numa sala de aula com o intuito de ensinar e ao final do dia saiam com a impressão de mais ter aprendido do que ensinado.
A escola que encanta, precisa encantar e encantar, na aprendizagem, é fazer aquilo que ou outro não espera, é surpreender, aguçar curiosidade e a criatividade como valência oposta a memória. Também nos ressaltou sobre a importância da cooperação como bases das relações, trazendo o lúdico, o movimento e a cultura como elementos essenciais para o desenvolvimento em toda a trajetória escolar do aluno e não somente na Educação Infantil e Anos Iniciais.
A importância dos valores e do... “saber cuidar que é mais que um ato, é uma atitude. Portanto, envolve mais que um momento de atenção de zelo e desvelo. Representa uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilização e de envolvimento afetivo com o outro”, Boff, 1999.
Ao final do encontro fiquei com a sensação daquela vela frase de Sócrates “Quanto mais sei, sei que nada sei..”, mas tenho a certeza de que precisamos continuar lutando para inserir em nossa prática ações que venham de encontro a tão sonhada escola que encanta. Não querendo “puxar brasa para o nosso assado”, mas nós do PED, estamos começando a trilhar esse caminho. Entretanto sabemos que temos muitos desafios pela frente, pois precisam haver mudanças de posturas em todos os segmentos que envolvem a escola.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi Elci!! Certamente é uma semente que precisamos plantar diariamente. Sugiro que dê uma revisada na digitação da tua postagem, tem algumas palavras que ficaram difíceis de entender... Abração!!
Postar um comentário