sexta-feira, 4 de julho de 2008

Trabalhando com Estimativas


Trabalhando com estimativas:

Como é a ultima atividade, decidi aplicar com minha turma da tarde, que são uma turmamultiseriada com alunos de terceira a quinta série e têm entre 9 a 11 anos. Para falar a verdade eles adoram quando a professora diz que alguma atividade prática para desenvolver com eles, talvez porque as atividades oferecidas saiam do convencional, o que proporciona momentos de lúdicos e de aprendizagens.
No dia anterior combinei com a turma que iríamos até a fruteira da Vinte, para comprarmos frutas e realizar a pesquisa sobre estimativas.

Antes de saírmos para a fruteira os alunos completaram a atividade abaixo para depois confrontarem com os dados obtidos na pesquisa.

Elaborei a seguinte atividade :Trabalhando com estimativas



Vamos pensar e apostar:
Medidas de peso
Quantas frutas há em: 1 KG 5 KG
Bergamota Pokan
Bergamota Comum
Maçã
Banana

Medindo com Distâncias



A) Quantos passos precisam dar do Sesi até a fruteira os colegas:

Andrei:............................................. Emerson:........................................
B) Qual é a distância em metros (m)?

.............................................................................................................................................
C) Qual é a distância em quilômetros (km)?

............................................................................................................................................
D) Como podemos fazer para medir distancias menores e maiores?


Antes dos alunos completarem o desáfio conversamos sobregradezas de medidas que usamos na nossa vida e também aquelas que os alunos aprendem nas suas escolas( já que a maioria já havia estudado sobre o assunto.

Ao completarem a tabela percebi que algumas crianças associavam que se para 1 kg de bergmota pokam eu preciso de 6 bergamotas, para 5 kg é só multiplicar por 5, mas, outros respondiam aleatoramente.

Escolhi dois meninos para calcularem a distância em passos: O Andrei, com 11 anos, 1m e 65 cm de altura e o Emerson, 9 anos , 1 m e 42 cm de altura. Questionei-os para pensarem em qual deles iria precisar dar mais passos e por que.

Combinamos que para tirar a dúvida sera feito o percurso de carro e cronometrado para saber os quilômetros percorrido do sesi até a fruteira.

Na fruteira algumas crianças se surprenderam em como tinham estimado longe do que realmente era. Então conversamos sobre questionamentos importântes que devem ser considerados nesses casos, como:

a) Deve-se pensar no tamanho de cada fruta; é o caso das bergamotas em que a pokam é maior que a comum;

b) A densidade da fruta, como a maçã que aparentemente era menor que uma pokam, mas para 1 kg, precisamos de de 5 maçãs e de pokam precisamos de 6 bergamotas;

c) Não foi possível pesagem exatas, porque a balança era eletrônica e para se ter exatidão teria que cortar a fruta e aí já entrávamos em outras questões como as unidades de medidas.

d) Os conceitos de distâncias a maioria dos alunos têm noção, acredito que seja porque eles fazem esses movimentos de deslocar-se no bairro e no mercado ou fruteira eles não têm o hábito de utilizar ou até mesmo pensar na utilidade de saber grandezas de medidas.;

Na avaliação final os alunos ficaram decepcionados com suas estimativas bem distanciadas do que realmente era. Os alunos que chegaram mais perto da resposta correta foram aqueles que procuraram usar a lógica para completar os questionamentos. A professora também esperava mais dos chutomêtros dos alunos, mas, acredito, que eles não estão acostumados a trabalhar matemática de forma contextualizada.

No sentido do lùdico e da compreensão do que se está sendo estudado foi bastante válida a experiência, pois eles logo, estabeleceram relações com o que estava em estudo e me pediram para fazer outra atividade dessa, agora que eles já têm mais noção.

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