sexta-feira, 28 de março de 2008

APRENDIZAGENS REFLEXIVAS 2007- II

Síntese reflexiva da presentação oral do eixo III: Quando comecei a preparar a apresentação oral das minhas aprendizagens, tive dificuldades em sintetizar as idéias principais, tanto é que depois de pronto levei até o Pólo e uma das Tutoras sugeriu-me que para ficar melhor deveria ser "enxugado". Então voltei para casa e refiz. Com isso aprendi que é preciso humildade, pedir ajuda e recomeçar ou refazer, se preciso for. Depois de pronto, meu trabalho ficou bem legal , pois, mostrava de forma sintetizada e alegre o que aprendi no decorrer do semestre.
No dia da apresentação ficamos sabendo como iria transcorrer e que o meu grupo ia da Cristiane até a Fram. Como o Professor Crediné estava impossibilitado de comparecer, tivemos a Coordenadora do Curso como avaliadora e a Melissa. A princípio estávamos muito nervosos e ansiosos. A primeira colega a se apresentar foi a Cristiane e ela se saiu muito bem. Já eu, quando chegou a minha vez fiquei bastante nervosa, gaguejei e no momento que foi levantada a placa de dois minutos eu ainda estava na parte I da Síntese. Então "atropelei" o restante da explanação.
Ao final das apresentações tivemos um momento, que foi bastante proveitoso e esclarecedor, onde colocamos nossas dúvidas, angústias e realizações em debate . Coversamos sobre a importância de estamos realizando este curso da UFRGS, das quais seremos pioneiros, nessa modalidade e que apesar de ser um curso bastante exigido, ele nos abre um leque de possibilidades que vêm acrescentar, em nossas vidas, qualificação profissional e realização pessoal.

APRENDIZAGENS REFLEXIVAS 2007- I

Síntese reflexiva do Portfólio: Ao realizar a síntese do portfólio, constatei que as aprendizagens que obtive não ocorreram somente no terceiro eixo, mas, sim desde da minha entrada na UFRGS, em abril/2007. Tive muitas mudanças e novos desafios que influenciaram tanto na minha vida pessoal , quanto profissional.
Na minha vida pessoal tive a sensação de estar me renovando a cada momento. Senti-me como uma árvore que tem os galhos podados e começam a brotar novos brotos. Percebi que minhas concepções e conceitos foram renovados. O uso das ferramentas tecnológicas foram as mais significantes, pois, possibilitaram a inovação e o progresso, fazendo com que eu me sentisse mais atualizada e confiante.
Em minha vida profissional, percebi que muita das atividades que realizava com meus alunos, estavam corretas, entretanto, estava na hora de serem repensadas, renovadas... E isso aconteceu no decorrrer da realização das treze interdisciplinas que realizei em 2007.
Penso que EPPC me fez refletir bastante quanto ao fazer docente do professor, a relação professor/ aluno, os saberes e aprendizagens da carreira, e, principalmente a postura que nós educadores devemos ter perante nossos alunos e o contexto social em que estão inseridos.
Descobri que podemos oferecer um ensino para nossos alunos, de forma lúdica e prazerosa, podendo trabalhar interdisciplinarmente, ou seja, através da música, da literatura, teatro, artes e outros, proporcionar atividades que proporcionem verdadeiras aprendizagens, tanto para o professor, quanto para os alunos.
Também no convívio com os colegas houve muitas trocas. Trocas essas muito positivas, que vêm confirmar, que cada vez mais, nós professores devemos nos unir e divulgar o nosso trabalho, possibilitando, assim, compartilharmos de vivências que dão certo. O Pead nos proporciona isso e muito mais, porque estamos realizando um curso teórico/prático.