domingo, 2 de maio de 2010

Aprendizagens Sendo Contruídas..

Fernando Becker afirma em “O que é Construtivismo? “( texto do rooda, aula 2, Psicologias II, semestre 2009/1), Construtivismo significa isto: a idéia de que nada, a rigor, está pronto, acabado, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado. Ele se constitui pela interação do Indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano, com o mundo das relações sociais; e se constitui por força de sua ação e não por qualquer dotação prévia, na bagagem hereditária ou no meio, de tal modo que podemos afirmar que antes da ação não há psiquismo nem consciência e, muito menos, pensamento”....

Os perfis de minha turma, cronologicamente, estão na idade correta, ou seja, a maioria tem entre 9 e 10 anos. Entretanto, a maioria deles, são fisicamente pequenos e bastante imaturos. Imaturos no sentido tanto de aprendizagem quanto de postura perante as coisas da vida. Eles ainda estão muito apegados ao concreto e não despertaram para as malícias do “nomorico”, que muita vezes, nessa idade já se manifesta. Percebi que eles gostam de atividades em que eles possam agir e interagir e ficam muito tristes e desaminados se têm que copiar um texto muito grande do quadro. Por isso estou fazendo atividades que não exijam tantas cópias. Como muitos ainda estão no período das operações concretas ou semi-concretas, procuro oferecer materiais para eles visualizarem e manipularem. Na verdade eles brincam com isso, quando usam a base 10 constroem coisas, sempre tenho que deixar um tempo para eles brincarem.

Nas aulas de Informática, isso parece automático, eles vêm no computador um brinquedo, a maioria não tem computador em casa, mas precisamos realizar atividades que exigem um certo domínio sobre a máquina( Muitas vezes, quando vejo alguns tentando realizar um procedimento fácil, para mim, lembro de quando entrei no PEAD, que era completamente analfabeta digital e clamava por ajuda de quem quer que fosse). Somente nesta terceira semana foi que conseguimos eu e o professor de Informática que todos, após terem criado seus e-mails conseguissem acessar e mandar para os colegas. É claro que todos também me mandaram um e-mail, tirei um tempo para ler e responder, mas me chamou a tenção foi avanço rápido onde um passou a informação para o outro de como se muda a cor de letra, se envia “carinhas” e as informações se disseminaram. É claro que alguns ainda precisam de um tempo maior, fiquei um tempo tentado decifrar a mensagem que um aluno com dificuldades na escrita me mandou: “oiprofesora. eoisoraeuadoirosuasalulae euespero estudacenprecom voce é muitoepeilparaminteadorosora. .Deduzi o seguinte: Oi Sora eu adoro suas aulas e espero estudar sempre com você é... Este mesmo menino me trouxe o caderno para corrigir, na quarta-feira, olhei o caderno, entreguei-o a ele disse “Genésio, sessenta é com dois ss”, ele ficou me olhando, repeti e ele me respondeu: “Mas tem dois ss”, estava escrito em seu caderno “sesenta”.

Por essas e por outras que precisamos, como afirma Piaget, deixar o aluno ser agente de sua aprendizagem e facilitar caminhos para que este possa progredir com aprendizagens significtivas.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Elci, muito rico esse teu relato! Penso que ao aproximares esta experiência com a leitura dos textos sobre o contrutivismo estás deixando registradas as tuas aprendizagens
. Abraços!!