domingo, 21 de novembro de 2010

Semestre 2010-2

A realização do Trabalho de conclusão do Curso, neste semestre foi mais um grande desafio. Apesar de termos aprendido muito ao longo do curso, neste momento, precisamos refletir sobre as aprendizagens e constatações que mais se destacaram no decorrer da realização do Estágio Curricular, durante o semestre 2010-1.

O momento foi bastante importante, pois podemos refletir sobre alguns aspectos que deram certo em nossa prática pedagógica, isto é, no caso da minha realidade pude deter um olhar mais demorado sobre as ações, do professor. Ações estas que geram novas ações, tanto na participação efetiva da família na vida escolar do filho, como também dos filhos como alunos que realizam com motivação e interesse as atividades propostas. Na verdade gera-se uma rede de ações que desencadeiam aprendizagens para todos os envolvidos na comunidade escolar. Procurei observar como essas ações se apresentaram na realidade escolar, naquele momento; como os alunos se beneficiaram, e, principalmente, que modificações senti na minha prática pedagógica.

A importância das ações do professor frente às dificuldades de aprendizagem
dos alunos. A relação da família com a escola, professor e aluno e, também, a questão de falta de interesse dos alunos frente às próprias dificuldades de aprendizagem e aos assuntos relacionados com o processo ensino e a aprendizagem, sempre chamaram a minha atenção.

Atuei vários anos com alunos com dificuldades de aprendizagem, mais especificamente com o reforço escolar, identifiquei alguns elementos importantes que não eram trabalhados adequadamente pela escola.
Na minha opinião a motivação, a autoestima, o interesse e a curiosidade agem como fatores que desencadeiam aprendizagens significativas em sujeitos em fase de formação, inspirando cuidados especiais para que sejam favorecidos o crescimento individual e o crescimento coletivo.

Segundo os Parâmetros Curriculares, ( Vol. 1, p. 53 ):
Cabe ao educador, por meio da intervenção pedagógica, promover a realização de aprendizagem com o maior grau de significado possível, uma vez que esta nunca ,e absoluta – sempre é possível estabelecer relação entre o que se aprende e a realidade, conhecer as possibilidades de observação, reflexão e informação ( ...).

Portanto, é extremamente importante, o professor planejar atividades que levem as crianças a refletirem e a perceberem a importância de determinados valores para a convivência em comunidade e consequentemente na sociedade.

Durante a realização do Trabalho de Conclusão do Curso, constatei que nada é estanque, pois muitas questões e ações continuam sendo necessárias para que possamos realmente oferecer uma educação transformadora as nossas crianças. Cabe ao professor continuar insistindo em lutar por uma educação transformadora que realmente faça a diferença na vida dos alunos e da própria comunidade escolar

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