segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Semestre 2010-1

O Estágio Curricular

A realização do Curso de Pedagogia da UFRGS, na modalidade à distância, possibilitou uma grande reflexão sobre teorias e práticas. Aos poucos foram sendo fomentadas as possibilidades de aplicabilidade na prática das teorias estudadas ao longo do curso.
Percebi o quanto é importante o professor colocar-se na condição de aluno, ou seja, aprender junto com este e ter a humildade para admitir certas coisas. Um exemplo bem simples em que aprendi e aprendo junto com meus alunos é com o uso das tecnologias, pois sei que domino diversas ferramentas tecnológicas, no entanto ainda tenho diversas limitações e muitas possibilidades de aprender.

Constatei o quanto é importante às saídas de campo para a aprendizagem das crianças, através destas as crianças mantinham-se motivadas e estimuladas. Percebi a importância da vivência através do concreto para se obter conhecimento e assimilação da aprendizagem. Através das saídas de campo as crianças não aprendem somente conteúdos, mas sim aprendem a conviver em grupo, a comportar-se socialmente, a descobrir que existem outros mundos que não somente aquele em que estão acostumados e habituados.

Aprendi o quanto é importante o planejamento e ações do professor. O planejamento a partir da realidade da turma pode desencadear verdadeiras aprendizagens significativas, tanto para professores, quanto para os alunos. Percebi a importância da motivação e do incentivo ao desenvolvimento de uma melhor autoestima das crianças. A autoestima e a motivação são fatores essenciais para promover aprendizagens, principalmente, naqueles alunos que apresentam dificuldades.

Através do Estágio Curricular percebi que todos, independente de seu histórico e comportamento, têm a capacidade e o direito de aprender e, por isso, devemos sempre esperar o melhor de cada um. Todo professor deve analisar cada caso, olhar para as dificuldades de aprendizagens e também de convivência, pensar em estratégias e criar o melhor ambiente para a aprendizagem. Também aprendi que envolver os pais nesse processo ajuda e muito em todos os aspectos.

Um comentário:

Rosangela disse...

Elci

vejo em seu relato um grande crescimento enquanto professora, um novo olhar sobre o ensinar e o aprender. Parabens
abraços
rosangela