sábado, 10 de abril de 2010

Definindo Arquiteturas

Aproveitando comentários da Sibicca...

Simone disse...
Oi Elci!! Essa idéia inicial que já tens da turma pode te auxiliar a pensar propostas de trabalho com eles. Abração!

Oi Elci!! Conhecer o entorno da escola e as condições da mesma auxilia a pensar quais serão tuas possibilidades e desafios na realização do estágio. Abração!!


A partir de alguns estudos realizados sobre o entorno da comunidade, da escola e do perfil da minha turma, penso que tenho em mente um esboço de algumas ações, ou mesmo arquiteturas pedagógicas. É claro que somo a isso as aprendizagens e leituras adquiridas no decorrer do curso.

Confesso que no momento passo por alguns conflitos, tanto de ordem pessoal, como de estudante e também profissional. Apesar de tantos anos atuando em sala de aula, de acreditar que sempre procurei ser uma profissional comprometida com o ato de aprender dos meus alunos, momentaneamente, parece que tudo que fazia antes estava errado e agora tenho que fazer as coisas darem certo, entretanto não tenho certeza de que as mudanças que pretendo implantar com a minha turma sirvam de base para que dias melhores virão, em relação ao interesse e aprendizagens dos alunos.

Levando em consideração o fato de os alunos pertencerem a uma comunidade carente e com um grande índice de famílias com baixa escolaridade, percebe-se que isso é um fator que interfere diretamente na aprendizagem e, consequentemente, na qualidade de vida da comunidade. Observando que a filosofia de escola é “Formar o educando como um ser social, provido de suas habilidades para que ele possa desenvolver tarefas e conduzir sua vida de maneira responsável, digna e comprometida com valores morais, sociais e ambientais. Educar para a independência e para a busca de um ideal definido, onde cada ser humano possa ser sujeito de suas ações interferindo na sua realidade” e também considerando e respeitando que para a epistemologia genética a ação é promotora de aprendizagem. Piaget acreditava que a aprendizagem acontece a partir da ação do sujeito, sendo que essa ação pode ser física ou mental.

Então penso que posso através do uso das inovações tecnológicas, de procurar ser uma facilitadora de aprendizagens e de oferecer atividades visando qualidade e não quantidade, mesmo sabendo que para isso terei que abrir mão de velhas posturas que infelizmente o ensino de hoje está condicionado.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Olá Elci!! Verás que mesmo sendo difícil abrir mão de velhas posturas, vale a pena, pois podemos aprender muitas coisas com o novo. Abração