sábado, 17 de abril de 2010

Início dos Projetos


Iniciei O Estágio com os projetos de Qualidade de vida na comunidade e também com O Encanto do Mundo da literatura. Sei que não é de praxis começar dois projetos ao mesmo, mas tendo em vista que um vai nortear todos os outros e o outro precisa ser iniciado antes da Feira do livro de sapiranga que se realizará de 22/04 a 24/04.
Percebi que as atividades estão indo em rítimo mais lento, pois estamos com mais dois horários semanais no laboratório de Informática, temos somente dez computadores funcionando com internet e os alunos são praticamente analfabetos digitais. Constatei que somente 2 alunos possuem computador em casa sem internet e dois frequentam lan hauser. Entretanto eles têm muito interesse e curiosidade em relação ao computador.
Também realizei a reunião com os pais para esclarecimento das mudanças na prática pedagógica.
Marquei a reunião para as 18:30 e procurei incentivar as crianças para trazerem os pais nesse encontro. Percebo na comunidade um desleixo em relação a escola por parte dos pais, os pais não participam de reunião, quando fizemos a reunião de inicio de ano, dos 28 alunos, vieram somente 3. Por isso a minha iniciativa de estimular a participação dos pais na vida escolar dos filhos. Participação essa que haja de forma ativa e articulada, entre professora, alunos e pais.
Aos poucos os pais foram chegando. Dos 26 pais de alunos, vieram 20. Dois pais mandaram os filhos avisarem o porquê de não terem comparecido.
A reunião foi bastante interessante, pois, pais, filhos e professora interagiram de forma tranqüila. Os filhos auxiliaram os pais a assinarem as autorizações para uso de imagens. Constatei que muitos pais são semi-analfabetos, que somente sabem escrever o nome, mas não conseguem compreender a escrita e três são completamente analfabetos. Percebi que as crianças sentiram-se úteis ao poderem auxiliar seus pais. Quanto ao cartaz do compromisso, foi gratificante ver a emoção de pais e filhos, tanto ao ler as mensagens recebidas quanto, ao escreverem uma mensagem para seus filhos. No cabeçalho do cartaz estava escrito: “De Mãos dadas: Compromisso de Pais, Filhos e Professora, com a aprendizagem, no ano de 2010”.
Acredito que ações como essas: de estimular a participação efetiva dos pais na vida escolar dos filhos façam a diferença no resultado das aprendizagens dos alunos.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Elci!! O registro desses momentos é de suma importância. Procure, no blog, destacar as tuas aprendizagens contruidas a partir das ações realizadas no estágio. Abração!!