domingo, 17 de outubro de 2010

Semestre 2009-1

Iniciei o ano de 2009, com uma grande mudança no âmbito profissional. Após dez anos de parceria atuando em projetos extra classe retorno a rede municipal de ensino do município de Sapiranga, do qual possuo concurso público desde 1989. Tive que reorganizar toda a minha rotina, pois não podia deixar de dar continuidade a realização do curso de Pedagogia. Como toda a mudança nos deixa assustado e com medo do incerto, fiquei apreensiva pelo que teria que enfrentar.

No entanto o fato de estar realizando o curso de Pedagogia me deu embasamento e segurança para enfrentar os desafios de atuar novamente no ensino regular. Também na escola a fui designada encontrei três colegas de PEAD e isso nos proporcionou uma parceria grande onde podemos compartilhar trocas e colocar em prática algumas aprendizagens aprendidas como estudantes.

No semestre 2009-1, realizamos as interdisciplinas de Psicologia da Educação II, Educação de Pessoas com Necessidades Especiais, Questões Étnicos Raciais, Filosofia e Seminário Integrador VI. Essas interdisciplinas foram muito interessantes, pois nos proporcionaram uma grande reflexão sobre a importância da verdadeira inclusão social. Também constamos que ao tratarmos de Filosofia e Questões Étnicos Raciais estamos também tratando da inclusão social. Podemos perceber que povo brasileiro é fruto de uma grande miscigenação de raças, onde os pobres, índios e negros são historicamente discriminados e tratados como inferiores perante, principalmente, aos brancos.

Compreendemos que para termos uma inclusão social de qualidade precisamos estar preparadas para tratarmos dos diferentes casos que teremos em nossas salas de aula. Por isso foi muito importante o que aprendemos em Psicologia, mais especificamente estudando um pouco sobre a epistemologia da genética, que segundo Piaget, precisa levar em consideração os estágios do desenvolvimento humano, o método clínico e também a importância da ação do professor no processo de aprendizagens dos alunos.
Em nossas escolas municipais estava sendo implantada a filosofia para os alunos de anos iniciais, nesse aspecto foi bastante válido a interdisciplina de Filosofia que nos mostrou a importância de trabalharmos com a reflexão e discussão sobre os temas existenciais e principalmente, quem são as nossas crianças e o que pensam sobre a sociedade que estão inseridas. Com a perda de alguns valores deixados de ser passado pelas famílias por “n” motivos, é importante a filosofia proporcionar esse espaço para a reflexão e tomada de consciência de crianças e jovens estudantes.

No Seminário Integrador VI, destacou-se a realização de Projetos de Aprendizagem. Com PA, descobrimos a forma de trabalhar de forma interativa, respeitando as individualidades de cada uma, mas sempre tentando inseri-las no avanço coletivo. Aprendemos que crescemos quando respeitamos as diferenças e aproveitamos para buscar aprendizagem colabotativas.

Um comentário:

Rosangela disse...

Elci

Conseguiste sintetizar de boa forma sua reflexao em torno das diciplinas que cursastew neste periodo enfatizando sobre as questoes de inclusao social e sobre teu aprendizado e importancia demonstrada ao PA.
abraços
rosangela