domingo, 12 de setembro de 2010

Semestre 20071

Após prestar vestibular para o curso de Pedagogia à distância da UFRGS, ingressei no Polo de Sapiranga. Apesar de estar com dezesseis anos de carreira na Rede Municipal, de ter começado e desistido de uma outra graduação anos antes, o velho sonho de realizar uma graduação estava muito presente.

Relembro aquele inicio tão difícil, com muito medo e insegurança de fracassar, pois muitos eram os fatores que limitavam o meu desempenho neste recomeço.
O grande “vilão”, no meu caso, foram as ditas tecnologias. Nossa eu tinha pânico, dor de barriga, pois era analfabeta digital e as atividades eram todas realizadas em ambientes virtuais. Lembro-me de alguns fatores que fizeram com que eu continuasse vivendo um dia de cada vez, um deles foi durante uma aula presencial que o professor Crediné falou algo que de repente me tocou e fez com que eu passasse a persistir, a fala : “ ...as tecnologias são somente mais uma ferramenta de aprendizagem, mas o que vai fazer o diferencial é o desempenho de cada uma no decorrer do Curso”.

Acredito que a partir desse momento senti-me desafiada, procurei seguir as orientações dos professores e tutores, estabeleci metas para aprender as tecnologias, para isso destinei ir ao Polo três a quatro vezes por semana e também passei a buscar ajuda das pessoas que estavam ao meu redor. Na família minhas filhas e meu marido me incentivavam, na escola colegas e coordenadora me auxiliavam na realização de tarefas ligadas às tecnologias. Também pedia ajuda até por telefone à colega que havia ingressado em 2006.

Quanto a realização das interdisciplinas meu desempenho foi bastante limitado, pois tudo era muito novo, haviam muitas atividades a serem feitas, muitas leituras, principalmente em Psicologia e Alfabetização. Todas as leituras sugeridas e atividades eram impressas, haviam sempre páginas e páginas de xérox. Toda e qualquer atividade eu as fazia num caderno, para depois digita-las e postar nos ambientes virtuais.

As atividades realizadas no blog daquele semestre não pareciam a minha escrita que possuo hoje, mas sim comentários, recorte e colagem de algum lugar.
Comprovando a tese do professor Crediné, de que as aprendizagens dependem do processo de busca e interesse de cada um encerramos o primeiro semestre no qual não fiquei em recuperação em nenhuma atividade e com destaque nas atividades, já com o uso das tecnologias, que foram os Memoriais da escola e da infância.

Foi um recomeço de resgate, de busca por novas aprendizagens...

Um comentário:

Rosangela disse...

Olá Elci

Fiquei feliz com sua postagem ao ver a grande barreira por ti vencida com referência a tecnologia, fostes vencedora.
Voce mesmo percebe seu aprimorramento ao relatar que hoje quando le suas antigas postagens, percebe a diferença na escrita.
abraços
Rosangela