sábado, 20 de março de 2010

Recomeçar ou começar...

Recomeçar, começar ou....

Estamos mais uma vez recomeçando um ano, como sempre tudo que é novo parece muito difícil de ser realizado. Talvez seja pelo meu perfil de ter um pouco de medo daquilo que desconheço, de ser muito ansiosa por ver as coisas acontecendo, mas a verdade é que estou apavorada, em pânico, achando que não darei conta do recado.
Segundo Piaget, 1986, “ (...) um sistema não constitui jamais um acabamento absoluto dos processos de equilibração e novos objetivos derivam sempre de um equilíbrio atingido estável ou mesmo estável, permanecendo cada resultado, mesmo se for mais ou menos durável, plenos de novas aberturas. ( ...) ”. Acredito que essa frase vem de encontro com minhas expectativas para o estágio. Durante todo o curso aprendemos e refletimos sobre as mais diversas formas de obtermos êxito na educação e principalmente nas aprendizagens de nossas crianças, jovens e adultos. Sabemos que precisamos inovar, e uma das formas de inovação é inserirmos em nossa prática de profissionais da educação, as tecnologias. Como não faz parte da práxis educativa, essa inovações já estão causando desconfortos para muitos profissionais da educação. Na escola, em que atuo, fui questionada pela equipe diretiva do porquê da solicitação de mais um horário no laboratório de informática e por que precisamos, eu outra colega de PEAD, realizar um estágio usando tecnologia. Todo esse processo está sendo um tanto difícil, pois tudo o que é novo, como já citei antes, provoca resistência, tanto em aceita-lo quanto a realizá-lo.
Penso que após iniciarmos nossos trabalhos e colocarmos em prática tudo dará certo e o que não der podemos repensar e refazer por outros caminhos.

2 comentários:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Elci!! Que esse momento de estágio seja rico de reflexões e que os desafios que ora se apresentam sejam propulsores de uma prática inovadora!! Abração

Elci Schossler disse...

Oi Simone! Ë o que eu espero também, confesso que neste momento sinto um conflito muito grande. Abraços Elci